> Normas para inscrição e elaboração dos resumos

- A submissão dos trabalhos científicos será realizada de 01 a 30 de junho de 2019, exclusivamente por meio eletrônico  no site www.congressosbdv.com.br

- Os trabalhos científicos (TC) do 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA serão apresentados nas modalidades:  orais (TCO) ou em pôsteres eletrônicos (TCPE).  Segundo a opção do(s) autor(es), e a critério da Comissão Científica, uma vez aprovados, serão destinados a uma das modalidades de apresentação.

 - Aqueles da modalidade TCO serão, preferencialmente, fruto de trabalhos acadêmicos (dissertações ou teses acadêmicas) ou projetos de pesquisa das distintas áreas vinculadas à otodermatologia veterinária.

- Por sua vez, aqueles destinados aos pôsteres eletrônicos (TCPE) preferencialmente envolverão relatos de casuística, com número amostral condizente, e não descrições de um único caso, excetuando aqueles de primo descrição (no país ou no continente) e de dermatoses de notificação compulsória ou não notificáveis.

- Os trabalhos que serão apresentados durante o 2° CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA devem ser submetidos na forma de resumo.

- O envio de trabalhos científicos implica no compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a ser comunicados pela Comissão Científica.

- No momento da submissão deve ser indicado o autor que deverá receber todas as correspondências eletrônicas, “autor de correspondência”, referentes ao trabalho a ser apresentado, informando seu endereço eletrônico (e mail).

- No momento da submissão deve ser indicado, ainda, o autor que fará a apresentação do trabalho no 2º CBDV.

- A submissão do trabalho deverá ser efetuada por meio do sistema de inscrição, na área do participante, no site do 2º CBDV.

- O número de trabalhos submetidos por inscrito será limitado a três.

- No momento da inscrição, o autor deverá informar a opção de apresentação de seu trabalho, ou seja, na forma de apresentação oral ou poster eletrônico, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição on-line dos trabalhos científicos. Entretanto, caberá à Comissão Científica do 2º CBDV referendar a modalidade da apresentação. Durante a inscrição, o autor deverá optar por: “Aceito a mudança da forma de apresentação, conforme o decidido pela Comissão Científica” … ou … “Caso a opção de apresentação pela Comissão Científica não for aquela inicialmente escolhida, opto pela retirada do trabalho”.

- Os resumos submetidos à Comissão Julgadora de Trabalhos, vinculada à Comissão Científica, serão analisados por três membros, preservando-se a identidade dos autores, não cabendo recurso do resultado final.

- A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no site do congresso no período de 19 a 23 de agosto. Recomenda-se que o autor acesse o site do evento nesse período, para verificar a eventual aprovação.

- Não será necessário, de início, o pagamento da inscrição no Congresso para a submissão dos resumos. Entretanto, em caso de aprovação, o autor/ co-autor que fará a apresentação deverá efetivar o pagamento da inscrição no evento em até sete dias corridos a contar da divulgação da lista de trabalhos aprovados.

- Em até três semanas após a divulgação dos resultados (considerando-se o prazo de sete dias  corridos para a eventual inscrição do autor que fará a apresentação do trabalho), será enviado e-mail ao “autor de correspondência” do(s) trabalho(s) aceito(s), contendo data, horário e modalidade de apresentação, que não poderão ser alterados.



NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS


- O envio do trabalho será realizado exclusivamente por meio eletrônico e o autor deverá proceder o preenchimento dos campos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) (que serão omitidos quando do envio para a Comissão Julgadora), vínculo ao local de atividade profissional, área de vínculo do trabalho conforme lista a seguir disposta e inclusão do resumo que deve ser digitado no próprio sistema. 

- O autor ao inscrever o trabalho deverá optar pela área de vínculo dentre as listadas abaixo:

·  Dermatites fúngicas e prototecóticas

·  Dermatoses alérgicas

·  Dermatoses autoimunes/ imunemediadas

·  Dermatoses bacterianas

·  Dermatoses de aves, herbívoros, onívoros e peixes

·  Dermatoses disqueratinizantes e seborreicas

·  Dermatoses endócrinas

·  Dermatoses metabólicas e nutricionais

·  Dermatoses neutrofílicas e eosinofilicas

·  Dermatoses parasitárias

·  Dermatoses virais

·  Dermatozoonoses

·  Discromias

·  Exames complementares

·  Farmacodermias

·  Foliculoses, onicomicoses e tricoses

·  Fotodermatoses

·  Genodermatoses

·  Oncodermatoses

·  Otopatias

·  Psicodermatoses

·  Terapia cirúrgica otodermatológica

·  Terapia medicamentosa (tópica, sistêmica) otodermatológica

·  Outros

- Os resumos devem ser digitados, conforme modelo, a seguir disposto, em português ou espanhol, fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, com espaçamento simples, e conter no máximo 2.500 caracteres incluindo espaços. Não devem ser incluídos neste espaço: título do trabalho ou nome de autores, que serão inseridos em espaço próprio.



MODELO DE RESUMO:

Dentre as alterações clínicas causadas pela leishmaniose visceral em cães, encontram-se relatos esporádicos de quadros de miosite. O presente estudo teve como objetivo determinar as alterações eletromiográficas de cães naturalmente infectados por Leishmania chagasi, sem a presença de alterações locomotoras. A eletromiografia foi realizada em quatro músculos (tríceps braquial, extensor carpo radial, bíceps femoral e gastrocnêmio) de 25 cães adultos, provenientes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município de Araçatuba, São Paulo, Brasil. Em 19 cães (76%) a atividade elétrica insersional encontrava-se diminuída. Durante a atividade elétrica de repouso foram identificados potenciais espontâneos sob a forma de fibrilação, ondas positivas e descargas complexas repetitivas em 13 animais (52%). Na avaliação da atividade elétrica voluntária 18 cães (72%) possuíam recrutamento alterado em pelo menos um dos músculos estudados, evidenciado por aumento da velocidade de recrutamento, presença de potenciais polifásicos pequenos e de curta duração. Os resultados eletromiográficos encontrados no presente estudo permitiram identificar 13 animais (52%) com polimiosite crônica; dois (8%) com quadro agudo; quatro (16%) com músculos tanto com inflamação aguda quanto crônica; três (12%) com eletromiografia normal e três (12%) com alterações eletromiográficas de forma isolada nos músculos testados, não permitindo que se estabelecesse um diagnóstico de polimiosite. Essas alterações permitiram concluir que cães com leishmaniose visceral, mesmo sem alterações musculares ao exame físico, podem apresentar comprometimento do sistema muscular, compatível com quadros de polimiosite aguda ou crônica, comprovadas por meio da eletromiografia.


- Os resumos devem ter a seguinte estrutura: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusões, não devendo ser incluídos tais subitens na redação do resumo. Alternativamente, o resumo deverá ser apresentado sob a forma de Relato de Caso(s).

- Os autores deverão obrigatoriamente inserir no resumo o número de protocolo de aprovação da Comissão de Ética, excetuando-se aqueles de relato de casuística.

- Os resumos não deverão conter referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou figuras.

- As informações contidas nos resumos devem ser cuidadosamente revistas pois serão publicadas nos Anais exatamente como foram submetidas. Erros do léxico, gramaticais ou falta de clareza na redação desqualificarão os resumos.

- Afora o aspecto formal, como extensão do resumo, número de caracteres, fonte padrão, espaçamento, aspectos relativos a correção do léxico, será levado em conta, principalmente: ineditismo, metodologia empregada, análise estatística quando couber, resultados, conclusões pertinentes e condizentes.

- O título deve ser claro, breve, e indicar a natureza do trabalho.

- Somente serão apresentados e publicados nos Anais os trabalhos selecionados pela Comissão Científica e dentro das normas estabelecidas.



ORIENTAÇÕES GERAIS AOS AUTORES


- Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos após a conclusão do processo online de envio dos trabalhos submetidos à apreciação da Comissão Científica.

- Todos os trabalhos aprovados e efetivamente apresentados, ficarão disponíveis nos Anais do evento que serão disponibilizados on line.

- O autor apresentador regularmente inscrito fará jus ao certificado do trabalho efetivamente apresentado, disponibilizado no site do Congresso após o término do evento e por até 90 dias, período após o qual não será mais possível obtenção da certificação.

- A inscrição do resumo no Congresso implica na autorização, por parte dos autores, de sua divulgação, em âmbito nacional e ou internacional, pela Comissão Organizadora do 2º CBDV após sua apresentação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

- A Comissão Organizadora do 2º CBDV não se responsabiliza pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros gerados pela apresentação de trabalho no evento.



NORMAS DAS APRESENTAÇÕES:


- Em ambas modalidades de apresentação de trabalhos é imprescindível a declaração da existência de potencial conflito de interesse conforme exemplos a seguir:

Os autores declaram não possuir nenhum conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, profissional ou financeiro na realização do trabalho que ora será apresentado.”

ou

“As relações de qualquer tipo que possam gerar conflito de interesse  na apresentação do trabalho que ora será apresentado são:

- Patrocínio de transporte e/ou hospedagem em Congressos pela... ( indústria/laboratório ou outras entidades patrocinadoras)

- Patrocínio para realização dos estudos clínicos e/ou experimentais pela... (indústria/laboratório ou outras entidades patrocinadoras)

- Ser conferencista / palestrante em eventos patrocinados pela... (indústria/laboratório ou outras entidades patrocinadoras)

- Preparo de textos técnicos patrocinados pela... (indústria/laboratório ou outras entidades patrocinadoras)

- Manter vínculo empregatício com... (indústria/laboratório ou outras entidades patrocinadoras)



MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL (TCO):


- A apresentação deve ser feita em PowerPoint contemplando os itens: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusões.

- O tempo de exposição será de dez (10) minutos, seguidos por outros cinco (05) minutos destinados às perguntas.

- A apresentação deverá ser enviada através da área restrita na plataforma de inscrição até 15 dias antes do 2º CBDV, em PDF, ou excepcionalmente entregue no primeiro dia do evento (22/10/2019) entre 9:00 e 11:00 h, na sala de mídia desk.

- Toda apresentação deverá, conforme referido anteriormente, conter um slide inicial informando se existe ou não conflito de interesse na realização do estudo, e quais foram as  indústrias, laboratórios ou outras entidades patrocinadoras.



MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO (TCPE):


- Os trabalhos selecionados nessa modalidade ficarão permanentemente expostos para consulta dos congressistas em computadores dispostos na Área de Exposição do CBDV.

- Em data e horário previamente determinados, o autor/ apresentador, regularmente inscrito, deverá estar disponível no local, para arguição por membro(s) da Comissão Científica e esclarecimento de dúvidas de congressistas. 

- O TCPE deverá conter no máximo 07 (sete) slides em formato PDF, divididos da seguinte forma: Título do trabalho e autoria, Declaração de existência de potencial conflito de interesse conforme modelo anteriormente descrito, Introdução, Material e Métodos / Relato de casos, Resultados e Conclusões. 

- A apresentação deverá ser inserida na área restrita do autor/ co-autor que fará a apresentação até o dia 27 de setembro, em PDF.


As inscrições
já estão abertas!
Inscreva-se através do link ao lado:
Realização:

APOIO:

Patrocinio Diamante:

Patrocinio Ouro:

Patrocinio Bronze:

Patrocinio Cobre:

Informativo
Inscreva-se e receba os
informativos do Congresso: