> Mensagem dos Presidentes
18/02/2019

Prezados futuros parceiros,

Em 16 de março de 2019 completaram-se 19 anos da fundação da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante esse período a SBDV cresceu, consolidou-se, e atualmente congrega 289  associados distribuídos em 17 (65,0%) das  unidades federativas brasileiras e em outros cinco países europeus, sul e centro americanos. Ao longo desses quase 19 anos de existência, acumulou-se “expertise” na promoção e implantação de eventos de cunho internacional e nacional, que lapidaram conhecimentos técnico-científicos de milhares de interessados na denominada medicina externa ou dermatologia de distintas espécies animais. Afora as centenas de palestras, dezenas de cursos, de cunho nacional e internacional, homologando, ainda, os melhores cursos de especialização brasileiros, em 2018 a SBDV realizou a primeira exitosa prova para outorga de Título de Especialista, habilitada que é desde 2013 para tal pelo Sistema CFMV-CRMV, com validade quinquenal em todo o território nacional brasileiro.

No ano de 2015 realizou-se o 1º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária (CBDV), na Cidade de Campos do Jordão, com 1006 participantes, provindos de oito países e de 22 Unidades Federativas brasileiras incluindo congressistas e expositores. A grade científica (70 horas) desenvolveu-se em pré-congresso, com seis horas de duração, seguido de três dias de congresso propriamente dito. Por ocasião do evento, contamos com a presença de 49 palestrantes, sendo 45 nacionais e quatro internacionais, provindos da Espanha (Barcelona), EUA (Minneapolis e Boston) e Argentina (Buenos Aires), que ministraram temas envolvendo protocolos de diagnóstico, genética, nutrologia, microbioma, formulações oficinais, novos ativos, dermatologia comparada, otologia e cirurgia otológica, dermatopatias de animais não carnívoros (aves, equinos, peixes, bovinos), correlação anátomo-clínicas, tricologia, dermatopatias por veneno e peçonha, protozooses, casuística dermatopática, terapia emergente, oncodermatologia e toxidermia medicamentosa.

Afora as palestras magnas, implantaram-se nove foros envolvendo leishmaniose, bacterioses, tricose (alopecia X), micoses de implantação (esporotricose), dermatoses autoimunes, psicodermatologia, terapia parasiticida e alergopatias tegumentares (dermatite atópica), com duração de duas horas cada, envolvendo de três a quatro dissertantes, visando a participação pró ativa dos congressistas.

Dos 90 trabalhos científicos submetidos para apresentação no CBDV, 65 (72%) lograram aprovação e foram apresentados nas modalidades oral (TCAO), em número de 20, ou em pôster eletrônico (TCPE), em total de 45. As apresentações orais tiveram duração de 10 minutos, destinando-se cinco outros minutos para discussão. Já, os TCPE ficaram expostos ao longo de todo o CBDV na área de pôsteres, em telas LCD, permanecendo os autores à disposição para esclarecimento de dúvidas em dias e horários predeterminados (“coffee breaks” e almoço).

Todos os resumos dos trabalhos aprovados foram dispostos em anais, publicados na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, do CRMV-SP, v.13, n.3, 2015 (edição impressa) e na Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-VET, permanecendo, também, disponíveis “online” no site do CBDV (www.congressosbdv.com.br) / ”Anais do Congresso”.

Ao término do 1º CBDV os congressistas responderam a um breve questionário avaliando o evento e apontando pontos positivos e eventuais falhas. Os percentis somados de "ótimo" e "bom" dentre as nove questões formuladas variaram entre 83,8 e 98,6%. Os quesitos "Qualidade do CBDV", "Qualidade das palestras", "Avaliação da organização", "Apresentação dos expositores e do recinto de exposição" e "Local de implantação do CBDV" foram reputados como "ótimo" e "bom", respectivamente, por 98,6; 97,7; 96,6; 95,7 e 97,3% dos congressistas. Dentre as inúmeras manifestações dispostas nos questionários de avaliação do CBDV/2015 destacam-se: “Parabéns à equipe CBDV por conduzir um congresso tão grandioso, com completa qualidade e eficiência na transmissão de conhecimento. Não deixaram a desejar em nada em relação a congressos internacionais ou de medicina humana. Este congresso servirá de parâmetro para se realizar bons congressos de agora em diante. Sucesso!”; “Vocês terão um grave problema: fazer o segundo melhor!! Parabéns!!! Foram dias maravilhosos!”; “A comissão organizadora do 1º CBDV está de parabéns pelo grandioso evento realizado! Palestrantes altamente qualificados e palestras formidáveis. Sinto-me lisonjeada por fazer parte desta grande família que é a SBDV!”; “Nenhuma sugestão, apenas agradecimentos pelo excelente resultado dos seus esforços; pelos dias fantásticos em Campos de Jordão; pela qualidade SUPERIOR de todas as palestras que assisti. Muito obrigada”; “Parabéns pelo maravilhoso Congresso, valeu a pena esperar 15 anos”.

Em face ao sucesso do 1º CBDV, a atual Gestão da SBDV decidiu por organizar o 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA, a ser realizado de 21 a 24 de outubro de 2019 (pré-congresso em 21/10) no mesmo local do 1o CBDV, na Cidade de Campos do Jordão, São Paulo.

O 2º CBDV terá pontuação de grande magnitude para a obtenção e perpetuação do título de especialista em dermatologia veterinária aos seus associados. A magnitude de ponto em educação continuada propiciada pela participação no CBDV assemelha-se àquela dos congressos das  WAVO, ECVD, ESVO, SLDV  e SADEVE.  A esses pontos obtidos pela efetiva participação somar-se-ão outros relativos à inscrição no pré-congresso e à apresentação oral ou em pôsteres eletrônicos de trabalhos de pesquisa acadêmicos e de casuística.

A expectativa, portanto, é de que tenhamos mais um Congresso exitoso, marcante e concorrido, preenchendo na totalidade as centenas de vagas disponibilizadas.

Esperamo-los de braços abertos.


Saudações tegumentares.


MV MSc Luiz Eduardo Bagini Lucarts

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária

CRMV-SP n0 13416 


Profa. Dra. Mary Marcondes

Presidente do 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária SBDV

CRMV-SP n0 4949 


Últimas Notícias
Notícia
19/08/2019

A Comissão Organizadora do 2° CBDV informa que devido à grande demanda as inscrições

Notícia
13/03/2019

A Diretoria Executiva da ABDV/SBDV  e a Comissão Organizadora (CO) do 2º CBDV, a ser implantado em Campos do Jordão, na próxima primavera...

Notícia
08/03/2019

Ao término do 1º CBDV os congressistas responderam a um breve questionário avaliando o evento e apontando pontos positivos e eventuais falhas...

As inscrições
já estão abertas!
Inscreva-se através do link ao lado:
Realização:

APOIO:

Patrocinio Diamante:

Patrocinio Ouro:

Prata:

Patrocinio Cobre:

Patrocinio Bronze:

Informativo
Inscreva-se e receba os
informativos do Congresso: